Você já se deparou com uma situação no trabalho em que gostaria de sugerir algo ou fazer uma pergunta e ficou com medo do julgamento, com receio da interpretação ou punição por parte dos superiores ou pares? Se isso aconteceu ou acontece, infelizmente estamos diante de um cenário hostil onde a segurança psicológica não é praticada ou desenvolvida.
O termo “Segurança Psicológica” foi criado pela professora de Harvard, Dra. Amy Edmondson, e tem a ver com o clima de uma equipe, na qual as pessoas sentem-se confortáveis para expressar ideias, fazer perguntas, assumir erros e dar sugestões.
Estudos comprovaram que a Segurança Psicológica é a base para equipes de alta performance e está diretamente relacionada com maiores índices de engajamento, bem-estar, desempenho, produtividade, criatividade, retenção de talentos e felicidade dos colaboradores, além disso, contribui para que os profissionais façam as suas atividades de forma autêntica e criativa, trazendo para a instituição inovação e resultados sustentáveis.
Frente ao cenário da falta de segurança psicológica podemos calcular graves problemas institucionais e pessoais, vejamos: para a empresa – perda de talentos e ideias inovadoras, baixa nas taxas de resolução de problemas, mitigação de riscos e maximização de resultados, além da desatualização do mercado entre outros. Para o colaborador – sentimento de não pertencimento, impacto direto na saúde mental, desmotivação, níveis elevados de estresse e ansiedade, influência na autoconfiança, autoestima e autoeficácia.
Criar um clima organizacional favorável a estimulação de empatia, relacionamentos saudáveis e sentimento de pertencimento é fundamental para solidez de uma instituição e um trabalho agradável, é que o diz o “Projeto Aristóteles” do Google.
Como a maioria dos processos, a segurança psicológica também precisa de tempo, investimento pessoal, mudanças internas e externas, além da priorização da temática em reuniões de liderança e espaço de destaque em planejamentos de gestão. Listamos alguns pontos importantes de serem observados para o desenvolvimento dessa cultura.
- Cultura de feedback
- Tolerância a erros
- Respeito as diferenças
- Incentivo a correr riscos
- Escuta ativa
- Tomada de decisões em conjunto
- Participação de todos nos processos
- Flexibilidade
- Desenvolvimento coletivo
- Abertura a novos aprendizados