Em todos os momentos somos influenciados pelos meios sociais. Então, seria incorreto dizer que o homem é um ser isolado, somos seres individualizados e, ao mesmo tempo, coletivos, influenciados pela sociedade a partir das relações culturais. E a chave para essas interações está na comunicação. Em seu livro “Sapiens – Uma Breve História da Humanidade”, Yuval Noah Harari conta que o ser humano conseguiu chegar aos dias atuais, destacando-se das demais espécies, devido ao desenvolvimento da habilidade comunicacional através de símbolos e, mais evolutivamente, das palavras.
A comunicação pode ser estudada de maneira mais específica quando identificamos as suas formas de expressão, que podem ser: verbal, escrita, digital, sinalizada, corporal, entre outras. Porém, é de grande destaque a forma mais madura de se comunicar, a que vai além de sua expressão: a comunicação assertiva.
A comunicação assertiva é a forma dialética de se relacionar, é a necessidade de criar um ambiente seguro, que possibilite a transparência, a sinceridade e a honestidade nas relações, sem violar o direito de ambos. É a virtude de expressar-se sem ferir ou sair ferido. É a coisa certa, da forma certa, na hora certa, no local certo, para a pessoa certa.
Carregar o peso de não falar o que gostaria, de não expressar verbalmente o que pensou ou ainda considerar que o outro sempre tem a razão, demonstra uma postura de passividade, o que pode resultar a longo prazo em doenças psicossomáticas.
Por outro lado, expressar o sentimento sem levar em conta o outro, buscar sempre dominar e vencer, sendo inflexível e com baixa tolerância ao que é diferente direciona o indivíduo para o outro extremo, a postura agressiva.
Você já deve ter ouvido em algum lugar que os extremos são áreas perigosas, e no que se refere a comunicação isso é totalmente verdade. As extremidades são perigosas e podem trazer graves problemas para os relacionamentos e o equilíbrio para tudo isso está na postura assertiva.
Para tanto, listamos algumas dicas para exercer uma comunicação assertiva:
- Comece praticando
- Seja seguro;
- Seja sincero;
- Seja direto;
- Pratique a empatia;
- Respeito o lugar de fala do outro;
- Preste atenção naquilo que está dizendo;
- Pratique a flexibilidade.
Para Gerson Jacques: “A comunicação sempre será a chave dos relacionamentos saudáveis e bons negócios. Na era da tecnologia, ela é o fundamento do crescimento empresarial. Quem não investir, desenvolver e melhorar sua capacidade de comunicar-se, diminuirá sua presença de mercado, correndo o risco de extinção.”