Chegou o momento de finalmente sair das dívidas e excluir essa preocupação da sua mente. Quase 70% das famílias brasileiras têm algum tipo de endividamento e se você tem (cartão de crédito conta, em!!), chegou o momento de finalmente sair das dívidas e ter vida nova!
Vou te mostrar um passo a passo de 4 etapas, que vai te auxiliar nessa nova jornada.
Etapa 1: liste todas as suas dívidas
Como está sua situação no momento?
A verdade pode doer e às vezes nem queremos olhar a fatura no nosso cartão ou “Deus me livre” de fazer os cálculos dos juros de um empréstimo. Mas como diria Clarice Lispector: “ a verdade liberta”… ok ok, não foi ela, mas essa frase vai te ajudar a prosseguir nos próximos passos.
Então vamos lá! Papel e caneta na mão ou até mesmo uma planilha no excel e mãos na massa. Anote todas as suas dívidas, desde cheque especial até aquela graninha que você emprestou da sua mãe (Não se iluda! Ela vai te cobrar!)
Nessa etapa você vai anotar: O valor da dívida antes do atraso, o custo efetivo total (CET) e o valor da dívida atualizado a valor presente.
Etapa 2: Seja rígido com você e anote cada centavo que está sendo gasto
É importantíssimo saber como a gente se enfiou nesse buraco do endividamento para poder parar de se afundar mais e achar uma corda que possa nos resgatar. Para onde vai seu dinheiro? Será que para gastos essenciais ou para vontades momentâneas?
E você deve estar pensando “Poxa Lara, mas eu tenho que aproveitar a vida, afinal de contas só se vive uma vez!” E eu concordo, mas isso não quer dizer que você tem que falir para que isso aconteça! Equilíbrio é tudo na vida.
Etapa 3: Faça uma ordem de pagamento para suas dívidas
- Contas essenciais, como: Luz, água, aluguel…
- Contas com bens em garantia: Financiamento do apartamento
- Cartão de crédito, empréstimos … ( Nessa etapa realize o pagamento sempre do CET maior para o menor)
Agora você já sabe qual o tamanho do buraco que se meteu, já rastreou todos os seus gastos mensais, então é hora de quitar suas dívidas.
Etapa 4: Troque uma dívida mais cara por uma mais barata
O mercado pode te oferecer um empréstimo com juros menores do que suas dívidas atuais e isso é uma ótima forma de trocar um CET maior por um menor, ou seja, uma dívida cara por uma mais barata. Mas só faça essa etapa se estiver realmente seguindo as anteriores, senão sua vida financeira pode virar uma bola de neve de dívidas.
Espero que esse passo a passo te ajude a sair do endividamento e ter uma vida mais tranquila. Até breve!