A neuroarquitetura estuda como os ambientes podem impactar o cérebro das pessoas e, segundo essa ciência, os ambientes de trabalho devem ser planejados de acordo com o tipo de trabalho que será realizado em cada setor. Na última postagem, demos uma introdução sobre como a arquitetura é uma grande aliada em ambientes corporativos, seja no impacto que ela pode causar no sucesso da empresa, quanto em como ela pode aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Hoje vamos dar continuidade e falar um pouco sobre a escolha adequada de cores para esses ambientes e o que cada uma delas pode estimular.
É até difícil acreditar que as cores possam causar tamanho impacto, entretanto, há diversos estudos que comprovam a influência das cores nos ambientes de trabalho e o quanto elas são capazes de interferir na produtividade da equipe.
Mas afinal, qual é a melhor cor para cada ambiente de trabalho?
As cores causam sensações diferentes nas pessoas de acordo com a sua tonalidade, temperatura e saturação, a sua influência está ligada também à percepção do tempo, por exemplo, as cores com tons mais quentes causam a sensação de que o tempo passa mais rápido, diferentemente de cores com tonalidades mais frias que causam a sensação de que o tempo passa mais devagar.
As cores quentes quando usadas no ambiente de trabalho, estimulam a criatividade, transmitem otimismo, entusiasmo e paixão e quando usadas em excesso podem causar estresse e raiva no ambiente de trabalho. Isso ocorre porque essas cores estimulam o sistema nervoso e cardíaco a trabalharem mais. Cores quentes são representados pelas cores: Vermelho, laranja, amarelo, rosa e roxo (ambos com variações).
São consideradas cores frias: azul, violeta (roxo ou púrpura com variações) e verde. Essas cores costumam transmitir a sensação de calmaria, serenidade ou tristeza e também por remeterem à sensação de frio e gelado. Essas cores deixam as pessoas mais relaxadas e confortáveis e se adaptam bem aos locais de trabalho aonde os funcionários necessitem de fluidez e serenidade.
Para desvendar a influência das cores no ambiente de trabalho, é necessário compreender o efeito delas, mostraremos a seguir, alguns exemplos:
VERMELHO conhecido como a cor da paixão, essa cor confere também uma ideia de poder, essa cor ajuda a aumentar a atividade cerebral.
*Usado em restaurantes para estimular o apetite;
*Cria senso de urgência;
* Frequentemente utilizada em liquidações;
*Usado para compradores compulsivos;
*Estimula a paixão e a criatividade
*Em excesso pode deixar as pessoas mais nervosas.
LARANJA está associada à alegria e ao espírito aventureiro, é também uma cor revigorante.
*Usado para chamar atenção
*Quando associado à marcas, transmite algo amigável, alegre
*Passa a sensação de confiança.
AMARELO tem o poder de estimular o córtex pré-frontal, parte do cérebro que é ativada quando acontece uma ação prazerosa.
*Usado para prender a atenção nas vitrines de lojas;
*Mostra clareza;
*Boa cor para detalhes importantes;
*Traz energia e estimula a criatividade;
*Em excesso pode causar irritação.
AZUL é uma cor que está associada à habilidade e ao dever, pode ajudar a estimular a concentração.
*Cria um senso de segurança e promove confiança;
*Diminui o apetite e estimula a produtividade;
*Em excesso pode tornar o ambiente triste e monótono.
VERDE pode causar a sensação de proteção, generosidade e quando utilizadas em pontos específicos do projeto podem reduzir a tensão do ambiente.
*Promove equilíbrio e harmonia;
*Relaxamento;
*Frequentemente associado à questões ambientais.
ROXO está ligado a sabedoria, contemplação e sofisticação.
*Representa algo criativo, inteligente e imaginativo;
*Está associado à realeza;
*Relacionado com segmentos de beleza e vaidade.
ROSA está associado com a delicadeza e jovialidade, suas variações de tonalidades podem trazer modernidade, atenção e desejo.
*Sedução e conforto;
*Sofisticação e vaidade;
*Em excesso podem causar a sensação de cansaço.
Grandes empresas como Google e Facebook já perceberam que o uso das cores interfere muito no cotidiano das pessoas que fazem uso do espaço e através desses estudos, criaram espaços de trabalho aonde as pessoas se sintam estimuladas e produtivas.
Uma dica valiosa para fazer uso das cores no seu local de trabalho, é saber dosar a quantidade de cor aplicada, sem exagerados e combinadas com cores neutras como cinza, branco ou bege a fim de tornar o espaço agradável, sofisticado e altamente produtivo.