Ícone Whatsapp PINC

É um bom momento para comprar um imóvel?

Nunca nesse país passamos por uma eleição tão polarizada.

Um candidato jura que é a única opção possível enquanto que se o outro ganhar prometem que viveremos um verdadeiro pandemônio.

Nessa posição muitas pessoas que estão sonham em conquistar a casa própria e finalmente conseguiram juntar um valor estão pensativas se realmente é o melhor momento para dar esse passo tão importante tendo em vista essa instabilidade, crise de combustíveis, eleições entre outros efeitos.

Mas será que é um bom momento? Será que não haverá taxas mais atrativas em breve? Ou será que o valor dos imóveis compensará o investimento nesse momento? …. Naturalmente essa é uma condição difícil de prever, por isso vamos aos fatos e dados históricos com base em momentos similares.

Este gráfico retirado das bases históricas dos valores de garantia do banco central, aponta desde o início da referência do gráfico a flutuação dos valores de garantia apontadas pelo banco central. Basicamente ao se contratar um financiamento imobiliário aponta qual a garantia em exercício pelo banco central e se há uma flutuação em cima da base histórica se a média móvel desses valores avança (ou não).

Analisando desde o início da base histórica podemos analisar como referência presente nas eleições 2002, 2006, 2010, 2014, 2016 e 2018.

No passado recente com as vitórias do PT é possível verificar um aumento nos valores de garantia dos imóveis para 2002, 2006 e 2010 de maneira bem agressiva bem como uma tendência de queda e em 2016 ,após o impeachment da presidente Dilma, uma queda. Para o governo Bolsonaro observamos uma tendência de aumento nesses valores.

Com base na média histórica podemos tirar algumas conclusões frente a influência de momentos turbulentos nos valores dos imóveis.

O gráfico também se mostra muito mais sensível a mudanças devido a escalada ou redução das taxas básicas de juros – como a mínima histórica em 2019 da COVID 19, que mesmo com o Brasil passando por uma grave crise sanitária aqueceu o mercado imobiliário –  do que efetivamente com a vitória de um ou outro partido.

Mesmo com Lula e Bolsonaro tivemos um aumento nos valores previstos de garantia para os imóveis, e também não é totalmente descartável a possibilidade de queda nos valores de garantia caso ganhe um presidente ou outro.

Com isso em vista o que podemos esperar no cenário imobiliário nos próximos anos?

É possível concluir que a vitória de um ou de outro candidato não influencia diretamente os valores dos imóveis, no entanto vale a pena se atentar as taxas de juros e incentivos de crédito para verificar se haverá uma subida previsível, estabilização ou queda.

No presente momento estamos passando por uma queda de juros e que se refletida na mudança das taxas básicas em um momento seguinte indicariam com base nas posições históricas um aquecimento do mercado imobiliário e consequentemente um aumento nos valores dos imóveis de uma maneira geral.

Analisando toda a base histórica desde o início o mercado imobiliário raramente cai.

Portanto se estiver pensando em adquirir um imóvel saiba que o valor disponível em sua carteira agora para a compra tem muito mais valor do que uma espera pela vitória de sua candidatura preferida.

Com relação a taxa de juros mais alta de financiamento imobiliário presente, uma solução para aproveitar o momento atual e não deixar as taxas engolirem o seu faturamento seria se atentar novamente a queda das taxas dos juros em um momento futuro para solicitar uma portabilidade e garantir assim um bom momento de compra antes de um avanço do mercado e também taxas de juros mais reduzidas para uma quitação a longo prazo.


Vem com a @pinc_


This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Saiba mais sobre
a Revolução Pinc